Três pontos que você não sabia que poderiam estar previstos em um plano parental

Atualizado: Abr 26

O Plano Parental é o protocolo feito entre os genitores que não convivem juntos mas que definiram a guarda compartilhada, e que poderão acordar de forma bem específica sobre os diferentes aspectos do cuidado e da educação dos filhos, estimulando a autocomposição e autonomia das partes.



A ideia principal do plano parental é estabelecer um protocolo em que os pais descrevem quais são as necessidades gerais, durante as diversas fases de desenvolvimento de uma criança. Delimitando compromissos de cada um dos genitores nas atividades cotidianas, e também, como cada um exercerá as responsabilidade parentais.


Você pode entender mais sobre a guarda compartilhada aqui.


Nesse plano poderá estar previsto:


  1. Forma de comunicação entre os genitores e prazo de resposta:

Um problema recorrente entre pais que compartilham a guarda dos filhos é a comunicação entre eles. Assim, é possível que no plano parental seja definida a forma da comunicação, se será pessoal, por telefone ou por mensagens, a frequência dessa comunicação e também um prazo para resposta entre os genitores.


2. Responsabilidades escolares:


Além da definição da escola e da metodologia de educação, a rotina escolar de uma criança traz outras questões que, por vezes, exige tempo e dinheiro dos cuidadores. Assim, é importante que no plano parental esteja previsto quem ficará responsável pela matrícula anual, a quem será dirigida a comunicação escolar e como será a participação de cada um dos genitores nas atividades escolares.


3. Possibilidades de ajustes rápidos:


Considerando que o plano não conseguirá abranger todas as situações da vida e de cuidados de um criança, é possível prever também hipóteses de ajustes rápidos, com condições de reciprocidade e de compensação, e ainda quando e de que forma a vontade da criança será considerada.


Além desses, existem outros diversos pontos que podem ser desenvolvidos nesse protocolo de parentalidade.


Para saber como o judiciário tem entendido o plano parental clique aqui.


Como construir um plano de parental?


Para entender como construir um plano parental temos um convite especial pra te fazer:


No dia 29 de abril de 2021, às 20h haverá uma aula ao vivo no nosso canal do youtube. A aula será destinada para pais, mães e profissionais que tem interesse em aprimorar esse documento.



Para se inscrever basta clicar aqui, no dia te enviaremos o link de acesso para nossa aula.


Compartilhe esse convite para que pais e mães reflitam sobre a importância da parentalidade ativa.


Seguimos juntas.

66 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo