top of page
  • Foto do escritorLuana Bruzasco

Entenda como funciona (ou deveria funcionar) a guarda compartilhada

Atualizado: 25 de out. de 2021

Quando a mãe e o pai de uma criança não vivem juntos, é necessário que a guarda e outros pontos sejam definidos para a garantia dos direitos dessa criança.


A regra geral é a aplicação da guarda compartilhada mas, na prática, como isso acontece?


Entenda como funciona a guarda compartilhada

Poder Familiar


Antes de entendermos a guarda, é importante entender o conceito de poder familiar, que é o poder-dever intransferível e irrenunciável decorrentes da maternidade ou paternidade natural, legal e socioafetiva, nos casos da adoção. Em resumo é o dever de cuidar dos filhos.


O poder familiar é exercido igualmente entre mãe e pai, porém, quando os dois não vivem na mesma casa a divisão dessas responsabilidades será definida através da guarda.


Para entender mais sobre poder familiar clique aqui.


Espécies de guarda previstas em lei


O Código Civil define duas espécies de guarda, a compartilhada e a unilateral. A Lei 13058 de 2014 alterou a lei para estabelecer a guarda compartilhada como regra geral. Isso significa que, ainda que não haja acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, o juiz deverá aplicar a guarda compartilhada.


Para entender como funciona a guarda unilateral clique aqui.


Guarda Compartilhada


Nessa espécie o pai e a mãe são responsáveis pela guarda do filho, isso significa que as decisões a respeito do filho serão tomadas em conjunto com base no diálogo e no consenso.


Esse formato pode ser considerado o melhor formato pois o filho tem a possibilidade de conviver com ambos e os pais, por sua vez, entendem-se igualmente responsáveis.


Lar de Referência


Apesar dessa divisão, importante ressaltar que o filho deverá morar com apenas um dos pais, sendo este endereço definido como lar de referência.


O Código Civil diz que a base de moradia deverá ser aquela que melhor atende aos interesses dos filhos.


Tempo de convivência


Na guarda compartilhada o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada, sempre tendo em vista as condições das partes e os interesses dos filhos.

Para que a definição do regime de convivência seja feita de forma eficiente e consensual, é recomendável que os pais analisem a rotina de cada um e a rotina dos filhos, avaliando com cuidado o que cada um poderá assumir de responsabilidade para garantir a melhor qualidade de vida para os filhos.


O tempo que cada um passará com os filhos também deve ser considerado no momento da definição da pensão. Pois o tempo dispendido com os cuidados com o filho tem valor econômico e os momentos em que não é necessário dedicação exclusiva pode ser utilizado para o trabalho.


Para entender sobre a pensão alimentícia clique aqui.


Homologação judicial


As definições quanto a guarda e a pensão devem ser apresentadas para o juiz para homologação judicial do termo.


Caso não haja acordo para estabelecer essas atribuições, o juiz poderá basear-se em orientação técnico-profissional ou de equipe multidisciplinar, como psicólogos e assistentes sociais, para estabelecer as funções que caberão a cada um dos pais e o tempo de convivência com o filho.


Questões práticas


Por vezes a dificuldade em entrar em acordo leva a crer que a melhor opção seria a guarda unilateral, porém, essa opção só será possível dentro das hipóteses legais.


Segundo o IBGE, em pesquisa publicada em 2017, mulheres ainda tem uma taxa maior de responsabilização sobre os afazeres domésticos, nos cuidados pessoais e nas atividades educacionais.


Com a pandemia as mulheres se viram ainda mais sobrecarregadas, uma pesquisa realizada entre abril e maio de 2020 chamada "Sem parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia", da Gênero e Número e da Sempreviva Organização Feminista, desmonstrou que cerca de 80% das mulheres entrevistadas neste período estavam cuidando de algum familiar.


A ideia de tornar a guarda compartilhada obrigatória veio, justamente, no sentido de tentar equilibrar as responsabilidades parentais. Embora a divisão efetiva dos cuidados e das tarefas ainda seja um caminho a ser percorrido, é cada vez mais entendido como uma responsabilidade igualitária.


Se quiser saber mais sobre esse tema, acompanhe as postagens aqui no Blog Direito Humanizado, instagram,facebook.


Seguimos juntas.


Luana

274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page