top of page
  • Foto do escritorLuana Bruzasco

Medidas de Enfrentamento à violência doméstica durante a pandemia

No mês de julho de 2020 foi publicada a Lei n. 14022, que dispõe sobre medidas de enfrentamento à violência doméstica e familiar durante a emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019.


Vamos entender que instrumentos de proteção essa lei trouxe e como utilizá-la na prática.




Em primeiro lugar, é importante mencionar que essa lei regulamenta medidas de enfrentamento a violência doméstica e contra à mulher e de enfrentamento à violência contra crianças, adolescentes, pessoas idosas e pessoas com deficiência. Vamos entender quem são esses grupos considerados vulneráveis:



Serviços de Proteção:


Os serviços relacionados ao atendimento às mulheres em situação de violência doméstica, às crianças, aos adolescentes, pessoas idosas e às pessoas com deficiência, foram incluídos nas atividades essenciais que não podem interromper o funcionamento.



Atendimento Presencial:


O poder público deverá adotar as medidas necessárias para garantir a manutenção do atendimento presencial de mulheres, idosos, crianças ou adolescentes em situação de violência, com a adaptação dos procedimentos estabelecidos na Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha), às circunstâncias emergenciais do período de calamidade sanitária decorrente da pandemia da Covid-19.


A adaptação dos procedimentos deve garantir a continuidade do funcionamento habitual dos órgãos do poder público com o objetivo de garantir a manutenção dos mecanismos de prevenção e repressão à violência doméstica e familiar contra a mulher e à violência contra idosos, crianças ou adolescentes.


Se, por razões de segurança sanitária, não for possível manter o atendimento presencial a todas as demandas relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher e à violência contra idosos, crianças ou adolescentes, o poder público deverá, obrigatoriamente, garantir o atendimento presencial para situações que possam envolver, efetiva ou potencialmente, os ilícitos previstos:


-feminicídio, disposto no inciso VI do § 2º do art. 121;

-lesão corporal de natureza grave, disposto no § 1º do art. 129;

-lesão corporal dolosa de natureza gravíssima, disposto no § 2º do art. 129;

-lesão corporal seguida de morte, disposto no § 3º do art. 129;

-ameaça praticada com uso de arma de fogo, disposto no art. 147;

-estupro, disposto no art. 213;

-estupro de vulnerável, disposto no caput e nos §§ 1º, 2º, 3º e 4º do art. 217-A;

-corrupção de menores, disposto no art. 218;

-satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, disposto no art. 218-A;

-o crime de descumprimento de medidas protetivas de urgência, disposto no art. 24-A;

-no Estatuto da Criança e do Adolescente

-no Estatuto do Idoso.







A Lei também prevê a promoção de campanha informativa sobre prevenção à violência e acesso a mecanismos de denúncia durante a vigência do estado de emergência de caráter humanitário e sanitário.


Segurança pública:


Boletim de Ocorrência Eletrônico


A Lei prevê que o registro da ocorrência de violência doméstica e familiar contra a mulher e de crimes cometidos contra criança, adolescente, pessoa idosa ou pessoa com deficiência poderá ser realizado por meio eletrônico ou por meio de número de telefone de emergência, o que já vinha sendo realizado em alguns estados.


No Estado de São Paulo o boletim pode ser feito através da Delegacia Eletrônica aqui.


Canais de comunicação


As denúncias de violência recebidas na esfera federal pela Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 e pelo serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual - Disque 100 devem ser repassadas, com as informações de urgência, para os órgãos competentes.


O prazo máximo para o envio das informações é de 48 horas, salvo impedimento técnico.


Os órgãos de segurança pública deverão disponibilizar canais de comunicação que garantam interação simultânea, inclusive com possibilidade de compartilhamento de documentos, desde que gratuitos e passíveis de utilização em dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, para atendimento virtual de situações que envolvam violência contra a mulher, o idoso, a criança ou o adolescente.


Quanto aos órgãos integrantes do Sistema de Justiça - Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, e aos demais órgãos do Poder Executivo, a adoção dessa medida será facultativa.


A disponibilização de canais de atendimento virtuais não exclui a obrigação do poder público de manter o atendimento presencial de mulheres em situação de violência doméstica e familiar e de casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos, crianças ou adolescentes.


Crimes Sexuais


Nos casos de crimes de natureza sexual, se houver a adoção de medidas pelo poder público que restrinjam a circulação de pessoas por conta da pandemia, os órgãos de segurança deverão estabelecer equipes móveis para realização do exame de corpo de delito no local em que se encontrar a vítima.


Importante ressaltar que deverá ser garantida a realização prioritária do exame de corpo de delito quando se tratar de crime que envolva:

I - violência doméstica e familiar contra a mulher;

II - violência contra criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência.


ATENÇÃO: é muito importante que a vítima seja imediatamente atendida por um serviço de saúde especializado, para realizar todos os exames e tomar a medicação necessária.


Inclusive, a Lei Maria da Penha admite como meios de prova os laudos ou prontuários médicos fornecidos por hospitais e postos de saúde.


Medidas Protetivas


Nos casos de violência doméstica e familiar, a ofendida poderá solicitar quaisquer medidas protetivas de urgência à autoridade competente por meio dos dispositivos de comunicação de atendimento online. E, a autoridade competente poderá conceder qualquer uma das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha, de forma eletrônica.


Atenção: poderão ser consideradas provas coletadas eletronicamente ou por audiovisual, em momento anterior à lavratura do boletim de ocorrência e a colheita de provas que exija a presença física da ofendida.


As medidas protetivas deferidas em favor da mulher serão automaticamente prorrogadas e vigorarão durante a declaração de estado de emergência, sem prejuízo das disposições previstas na Lei Maria da Penha.


Exceção às hipoteses de intimação pessoal


O juiz competente providenciará a intimação do ofensor, que poderá ser realizada por meios eletrônicos, cientificando-o da prorrogação da medida protetiva.


Prazos processuais:


A Lei determina que os prazos processuais referentes ao atendimento às partes e a concessão das medidas protetivas devem ser mantidos sem suspensão, sendo considerados de natureza urgente.


Por fim, é importante mencionar que essa lei veio somente após 5 meses do início da pandemia da COVID-19. Apesar da demora, traz relevantes inovações de modo a uniformizar ações que já vinham sendo implementadas individualmente em alguns estados e municípios.


Como isso tem sido aplicado na sua cidade?


Se quiser saber mais sobre esse tema, acompanhe as postagens aqui no Blog Direito Humanizado, instagram, facebook.


Seguimos juntas.

Luana






74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page