Espécies de guarda não previstas em lei

Além da guarda compartilhada e da guarda unilateral, existem mais duas espécies criadas pela doutrina e que podem ser utilizadas a depender do caso concreto.




A guarda alternada e a guarda por aninhamento são espécies não previstas na lei, mas possíveis de serem utilizadas.


Guarda Alternada:


Na guarda alternada o pai e mãe se revezam em períodos exclusivos de guarda, cabendo ao outro o direito de visitas. Ou seja, durante alguns dias ou períodos a mãe terá a guarda exclusiva e nos outros dias o pai ela será exclusiva do pai.


Em geral, entende-se que essa espécie não é a mais recomendável, pois pode trazer confusões psicológicas à criança, que poderia perder seu referencial, recebendo tratamentos diferentes em cada uma das casas.


ATENÇÃO: Nem toda situação de dupla residência da criança é considerada guarda alternada. Há casos em que o Poder Judiciário define a guarda compartilhada da criança, com duas residências de referência. Desde que essa opção seja a melhor para a criança e haja consenso entre os pais.


Para saber mais clique aqui.


Guarda por Aninhamento ou nidação


Por fim, quando a criança permanece na mesma casa onde morava e os pais, de foma alternada, se revezam na sua companhia, tem-se a chamada guarda por aninhamento ou nidação.


Por exemplo, Pedro e Bia se divorciaram, combinaram então que a filha do casal ficará morando na mesma casa onde residiam. Durante a semana a mãe morará com ela no espaço e, na semana seguinte o pai passará a semana no local.


Em tese essa modalidade seria menos drástica para a criança, pois continuaria no lugar onde está familiarizada, porém, não é tão utilizada por conta dos inconvenientes práticos, entre eles as despesas dos pais em manterem três casas.


Como já dissemos nos post anteriores, o Código Civil somente menciona a guarda compartilhada e a unilateral.


Qual dessas espécies parece mais viável para você?


Se quiser saber mais sobre esse tema, acompanhe as postagens aqui no Blog Direito Humanizado, instagram,facebook.


Seguimos juntas.


Luana

24 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo