CARTA DE APRESENTAÇÃO

Depois de ouvirmos diferentes mulheres, em variados espaços de trabalho, relatarem as mesmas dificuldades dentro do ambiente corporativo relacionadas ao gênero, passando por questões relacionais e até situações estruturais. 
Pensamos em um espaço para construir uma forma de trabalho que não gere impactos distintos entre os gêneros.
A ideia é dialogar com gestores e colaboradores para a construção de um ambiente de trabalho mais diverso e que com iguais direitos e oportunidades para homens e mulheres.

JUSTIFICATIVA

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2018 indicou que as mulheres, em média, são mais escolarizadas que os homens. Mas, ainda assim, o rendimento médio delas equivale a cerca de ¾ dos homens. 
Além disso, no Brasil, 60,9% dos cargos gerenciais (público ou privados) eram ocupados por homens enquanto apenas 39,1% pelas mulheres em 2018. 
A dimensão educacional revela ainda a grande desigualdade existente entre mulheres, segundo sua cor ou raça: 23,5% das mulheres brancas têm ensino superior completo, um percentual 2,3 vezes maior que o de mulheres pretas ou pardas (10,4%) que concluíram esse nível de ensino.
Os avanços para alcançar a igualdade de gênero ganharam força e iniciativas para aumentar a diversidade tem sido implementada em empresas e organizações no mundo todo. 
Nota-se que no Brasil, ao menos a nível nacional, a adoção de políticas, práticas e processos de equidade de gênero ainda é pouco avançada. Empresas multinacionais de grande porte tem um desenvolvimento melhor nessas áreas, mas ainda muito tímido quando se aprofundam os critérios.

DESAFIO

O desafio é como podemos começar mudanças no micro para surtir efeitos no macro? Vivemos em um país de pluralidades e elas são o que nos constituem, são etnias, gênero, pessoas com deficiência, diferentes classes sociais, de forma que não é possível fechar os olhos para essas questões no mundo dos negócios.
Como transformar o mercado brasileiro em um ambiente igualitário com oportunidades semelhantes para homens e mulheres? Como integrar os homens, que são maioria no mundo corporativo, nesta discussão? De modo que tal mudança gere também melhorias para as empresas e para a economia.

NOSSA PROPOSTA

Considerando que toda empresa tem, além de seus objetivos, um importante papel social, nosso desafio é contribuir para mudança desses números. 
Provocar o diálogo e troca dentro da empresa pode possibilitar a construção de processos igualitários mais eficientes do que aqueles impostos de forma vertical, desconstruindo os estereótipos de gênero que, ainda, perpetuam na maior parte das corporações. 
Assim, nosso objetivo é auxiliar empresas a saírem da média nacional e se destacarem no mercado como empresas com responsabilidade social e ênfase na proteção das mulheres.

PROGRAMAS

Como podemos ajudar a sua empresa

Nosso objetivo é auxiliar empresas a saírem da média nacional e se destacarem no mercado como empresas com responsabilidade social e ênfase na proteção das mulheres

Group%20Discussion_edited.jpg

WORKSHOP - CRIANDO UM AMBIENTE DE TRABALHO INCLUSIVO

Foco em gestores e colaboradores

Em grupos pequenos podemos abordar por que é importante promover um ambiente de trabalho inclusivo; como reconhecer se um espaço adota essa cultura; políticas antidiscriminação; igualdade de oportunidades; diversidade nas equipes; liderança colaborativa.

CICLO DE FORMAÇÃO DIÁLOGOS PARA EQUIDADE

Relações de gênero e inovações no mundo corporativo

Curso organizado em 04 encontros com 02 horas de duração.
Abordando temáticas relacionadas às questões de gênero no ambiente corporativo.
Público Alvo: Estudantes, servidores públicos, gestores, colaboradores, líderes, interessados em construir uma sociedade mais igualitária e diversa.

women%20discussion%20group_edited.jpg
Smiling%20Business%20Woman%20_edited.jpg

PALESTRA - MULHERES E INOVAÇÕES NO MUNDO CORPORATIVO

Participação da mulher no mercado de trabalho

Em comemoração ao 8 de março, desenvolvemos um conteúdo especifico sobre a luta das mulheres para ter acesso ao trabalho digno, e como o avanço das mulheres impacta toda a nossa sociedade.

 
 

Próximos eventos

Ciclo de Formação Diálogos para Equidade
Mon, May 18
https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/i
May 18, 2:00 PM – Jun 01, 4:00 PM
https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/i
Interessados em construir uma sociedade mais igualitária e diversa têm a possibilidade de participar do ciclo de formação "Diálogos para Equidade", que a Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba oferece entre os meses de maio e junho. O conteúdo é dividido em duas palestras e duas

QUEM SOMOS NÓS

Mulheres com vontade de transformar o mundo

REBECA HENRIQUE DO NASCIMENTO DA SILVA

Advogada e futura pedagoga

Advogada. Formada em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba. Cursando Pedagogia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo. 
Trabalhou com Gestão de Pessoas e como Gerente Administrativa em Restaurantes, com ênfase na elaboração de estratégias de resultados, gestão financeira e relatórios gerenciais.
Atuou, também, como Estagiária da Defensoria Pública, na prestação de serviços jurídicos às pessoas que não possuem recursos financeiros para contratar advogados, o que a fez apaixonar-se pela temática de Direitos Humanos e das minorias.
Promotora Legal Popular. Tem experiência com a temática de gênero. Atuou com a temática de gênero no Projeto MobCidades. Ministrou diversas palestras sobre direitos das mulheres. Coordenou o primeiro Curso de Promotoras Legais Populares de Piracicaba e junto com a Luana montou e coordenou o grupo de estudos Mulheres em Movimento, que concentra suas atividades no SESC Piracicaba.

LUANA BRUZASCO DE OLIVEIRA

Advogada, idealizadora da página Luana Bruzasco - Direito Humanizado

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Direito Penal e Direito Processual Penal pela Escola Paulista de Direito e Pós-graduanda em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra-Portugal.
Já trabalhou com famílias em situação de vulnerabilidade na Assistência Social em Piracicaba e também com mulheres em situação de violência doméstica.
Promotora Legal Popular, Vice-presidente da Comissão da Mulher da OAB Piracicaba.
Atualmente trabalha com direitos humanos e direitos das mulheres, busca uma forma de atuação que seja mais cuidadosa com as partes e sensível com a demanda apresentada.
Tem experiência com a temática de gênero, ministra aulas sobre direitos das mulheres, junto com a Rebeca montou e coordenou o grupo de estudos Mulheres em Movimento, que concentra suas atividades no SESC Piracicaba.

LIVIA BRUSASCO DE OLIVEIRA

Psicóloga, especialista em gestão de recursos humanos

Psicóloga, formada pela UNESP e pós graduada em gestão de Recursos Humanos pela Business School São Paulo.
Trabalha com psicologia organizacional e do trabalho desde 2011 e tem atuação generalista na àrea. Com experiência consolidada em R&S, clima organizacional, treinamento e cargos e salários.

Trabalhou no RH de empresa multinacional varejista com atuação generalista, coordenando as àreas de R&S, cargos e salários e clima & bem-estar. 
Com experiência internacional na Irlanda, atuou como HR Specialist em empresa distribuidora de alimentos orgânicos onde o foco principal era estruturar o departamento de RH e implantar todos os processos e subsistemas da àrea (R&S, políticas internas, comunicação interna e ações de engajamento).

 
CELULAR

FALE COM A GENTE!

Quer saber como podemos ajudar sua empresa, ou fazer uma ação em seu espaço? Preencha nossa ficha que entramos em contato.

Tel: (19) 98608-2000

 

©2019 por Luana Bruzasco. Orgulhosamente criado com Wix.com